Beatriz Guedes ficou entre as quatro finalistas; ela deseja ir além, pois acredita que ser “Miss” vai dar voz a outras pessoas com a sua mesma condição
▶️ Redação
– Foto: @sidneygomessfotografias
– Maquiagem e cabelo :@socilasaobenedito
Uma história de luta e, acima de tudo, persistência e muita perseverança. Assim é a vida de Beatriz Guedes, jovem de 16 anos de idade, de Santa Luzia/MG, que mesmo enfrentando alguns entraves, como, a surdez, vem enchendo sua família de orgulho, já que recentemente brilhou nas passarelas participando do concurso de misses “Oficial Miss Teen Minas Gerais”. O evento foi realizado no dia 19 de outubro, no bairro Sion (Região Centro-Sul) e para a alegria dos familiares, Beatriz ficou entre as quatro finalistas recebendo o título de “Miss Popularidade”.
Para sua mãe, Elaine Oliveira da Rocha, empresária do ramo de Salão de Beleza (Socila), foi uma vitória marcante, uma vez que Beatriz nasceu com a condição. “Beatriz nasceu com perda profunda bilateral. Quando recebemos o diagnóstico, ela já tinha um ano de idade e desde então fomos em busca de um psicólogo, fonoaudiólogo. Com um ano de idade ainda não andava, acreditamos que pela surdez que afeta o lado motor e equilíbrio. Começamos com fisioterapia onde ela começou a dar os seus primeiros passos com 4 anos de idade. Por isso, foi uma vitória abençoada”, disse.
Segundo Elaine, após descobrirem a surdez de Beatriz, a família procurou Otorrino e Fonoaudiólogo. “Ela acabou sendo indicada a usar o implante coclear. Foi colocado na orelha dela aos 3 anos de idade e na segunda orelha aos 8 anos. Hoje ela faz uso, somente em uma das orelhas, devido ao custo que é muito alto. Mas ela escuta muito bem com o implante através de vozes robotizadas. Lembrando que ela sempre fez aula de libras e hoje se comunica pela língua de sinais”, comentou.
Determinação
Sobre sua participação no desfile de moda, Elaine conta que tudo aconteceu através da indicação de uma conhecida. “Fomos à agência de modelos Glimmer, pois a Beatriz ama fotografia. Lá ela aprendeu a fotografar e desfilar. Aliás, foi uma surpresa a sua evolução ao andar de salto, algo que pela coordenação motora, devido a audição, seria até então difícil de acontecer, porém, ela avançou muito, pois é uma menina determinada. Ou seja, determinação que a levou a participar do concurso de misses Oficial Miss Teen Minas Gerais, ficando entre as quatro finalistas, recebendo o título de Miss Popularidade”, relatou cheia de orgulho de sua filha.
Mais vozes
Beatriz deseja ir além, pois acredita que ser “Miss” vai dar voz a outras pessoas com a sua mesma condição. “Estamos em busca de ampliar este horizonte para futuramente, ela ter um projeto que vise ajudar e a orientar a importância da linguagem de sinais para que todos possam ser compreendidos e abraçados. A Libra é a nossa segunda linguagem, por lei, porém, pouco falada e ensinada. Hoje ela já realiza em sua escola e em uma página no Instagram os sinais de libras para a comunicação. Estamos em busca de apoio para que ela possa expandir este horizonte, alçando mais pessoas com a sua força de vontade, amor e respeito”, concluiu Elaine.
Siga a Beatriz no Instagram e apoie o ensino da língua de sinais:
– @Beatriz_guedez_modelo
– @vvz_libras