Entre Redes e Batidas: A Alma Musical de uma Comunidade de Búzios

Compartilhar

Um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil, Armação dos Búzios, guarda em suas margens histórias profundas e, muitas vezes, desconhecidas até por seus moradores. O curta-metragem “Entre Ritmo e Pesca”, com 15 minutos de duração, mergulha na rotina e nas tradições da comunidade pesqueira da Rasa, que ainda possui forte presença quilombola e lugares de memória, lançando luz sobre o cotidiano da comunidade.  A estreia acontece no dia 23 de julho, às 20h, no Gran Cine Bardot, em Búzios, que fica na Travessa dos Pescadores, nº 88, Centro. A entrada é gratuita.

Após a exibição do “Entre Ritmo e Pesca”, promovido pelo projeto “Cineclubes e Cineclubinhos”, será realizado um bate-papo com os produtores sobre a obra. 

Escrito e dirigido pelo historiador e pesquisador Matheus Guanais Pereira da Cunha, o documentário destaca a relação entre corpo, som e ambiente nas práticas diárias dos pescadores, revelando uma musicalidade própria das interações humanas com a natureza. De acordo com o diretor, a proposta surgiu após a experiência com o projeto “Som do Mangue”, realizado em 2023, contemplado no Edital Sesc Pulsar, onde retratou a dinâmica e os ciclos do Mangue de Pedra, um ecossistema frágil e raro, também situado em Búzios. Esse contato direto com pescadores artesanais e com a paisagem singular da localidade, motivou a continuidade do processo criativo, culminando neste novo trabalho audiovisual. 

“Ao observarmos o cotidiano dos pescadores e o cenário onde estão inseridos, percebemos em suas ações e linguagem corporal alguns padrões rítmicos e sonoros, expressando um caráter único da relação entre corpo e ambiente. A ideia foi pensarmos de que forma pudéssemos criar linguagens musicais a partir dos ritmos vindos das interações manifestadas na paisagem”, destaca.

Além de documentar práticas e tradições que ainda permanecem, a obra atua como mídia educacional nas áreas de educação ambiental, história, cultura e patrimônio, que contou com o apoio de uma equipe composta por artistas residentes no município para a produção do projeto.

“A cidade cresce sob a lógica do turismo predatório e especulação imobiliária, apagando suas raízes históricas e realçando desigualdades socioambientais já existentes. A principal mensagem do documentário “Entre Ritmo e Pesca” é transmitir através dos ritmos o encontro entre seres humanos e natureza intermediada pela cultura, sensibilizando as pessoas para questões socioambientais do território”, ressalta Matheus. 

PROPOSTA EDUCATIVA E INCLUSIVA – Trazendo uma estética experimental e acessível, o documentário “Entre Ritmo e Pesca”, com produção da Tabatinga Filmes, foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através de edital da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Armação dos Búzios, e oferece versões com audiodescrição e legendas, em conformidade com as diretrizes de inclusão e acessibilidade. Ainda a partir do mês de julho, o curta-metragem também será exibido nas escolas públicas do município e em espaços não formais de ensino, promovendo diálogos sobre identidade, história, meio ambiente e paisagem cultural.


Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Matheus Guanais

Montagem, Edição e Câmera: Bárbara Guanais

Produção Musical e Som Direto: Daniel Duarte 

Audiodescrição e Legendas: Yanieska Genaro e Camila Gomes Ferreira

Serviço:

“Entre Ritmo e Pesca”
Local: Gran Cine Bardot (Travessa dos Pescadores, 88, Centro)
Data: 16 de julho, 20h
Classificação: Livre

Leia Também

Notícias